O Independente Futebol Clube Torrense Hoje

O Independente Futebol Clube Torrense tem atualmente 2566 sócios e cerca de 1600 atletas e alunos.

A sua atividade distribui-se por três edifícios: a sede social, o Pavilhão Municipal da Torre da Marinha e a Escola de Artes.

Em termos de modalidades, conta com ginástica acrobática e de manutenção, xadrez, ténis de mesa, judo, BTT/cicloturismo, andebol e ioga. Os treinos destas modalidades decorrem no pavilhão, à exceção da ginástica acrobática e de manutenção, cujas aulas decorrem na sede social.

O IFCT conta ainda com uma secção de columbofilia, que dispõe de um espaço no Mercado Municipal da Torre da Marinha para encestamento dos pombos; com aeromodelismo, cujas atividades decorrem sobretudo na Pista Municipal de Aeromodelismo, em Corroios; e com campismo, sobretudo na prestação de serviços como pedidos de novas licenças ou renovação de licenças de campismo na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, para sócios do clube.

Na Escola de Artes, realizam-se as aulas de música e de dança. Em termos de dança, o clube dispõe de dança contemporânea, ballet e hip hop. Na música, para além da formação musical, orquestra e coro, há ensino de vários instrumentos, como é o caso de violino, saxofone, piano, harpa, bateria, entre outros.

O clube dinamiza ainda a Componente de Apoio à Família (CAF) para 880 alunos e Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) para 190 alunos, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.

Sede social

A sede social dispõe de sala para sócios, sala da direção, sala de troféus, secretaria, e ainda um salão para atividades desportivas como a ginástica de manutenção, acrobática e ioga, e para diversos eventos e espetáculos culturais.

O clube dispõe ainda de um espaço para café/restaurante, com uma esplanada e palco, ideal para eventos.

Pavilhão da Torre da Marinha

O Pavilhão da Torre da Marinha, inaugurado em 2005, é composto por uma área de 1400 m2, três ginásios, dois em regime de concessão, uma nave com bancadas para 1800 lugares sentados e 75 de estacionamento reservado a associados, um auditório, uma galeria de exposições, gabinetes médicos, área administrativa, assim como acessos rápidos para ambulâncias.

O pavilhão tem gestão conjunta entre o clube e a Câmara Municipal do Seixal e é um dos maiores equipamentos desportivos do concelho.

Para além da grande maioria da atividade desportiva do clube, onde se desenvolve a prática do xadrez, do andebol, do judo, do ioga e do ténis de mesa, o pavilhão é também palco, não só das iniciativas do IFCT, mas também de outras coletividades e entidades diversas, quer locais, regionais ou nacionais.

É também no pavilhão que funciona a CAF e as AEC, e por onde passam todos os dias centenas de alunos e atletas.

A Artes – Associação Cultural do Seixal dinamiza com diversas exposições a galeria do IFCT, no entanto, este espaço recebe mostras de diversas entidades e artistas.

Existem ainda dois bares para apoio a atividades e eventos, um deles concessionado.

É também em instalações do pavilhão que funciona o Ginásio Winjoy, com o qual o clube tem uma parceria com vantagens para os associados.

Escola de Artes

O edifício da Escola de Artes, inaugurado em 2013, permitiu centralizar num só espaço o ensino da música e da dança, estimulando e acompanhando o desenvolvimento dos seus alunos nestas áreas e em todas as faixas etárias.

O edifício conta com 12 salas preparadas para servir as várias disciplinas lecionadas, bem como a própria direção.

A Escola de Artes do IFCT apresenta‐se com variadíssimos cursos, que contemplam desde a iniciação musical, até à aprendizagem de diversos instrumentos e canto, abrangendo ainda várias classes de dança.