Sensei António Pula

sensei pulaCURRÍCULO DESPORTIVO

António Manuel Gonçalves Pula; 12 Setembro 1953; Safará - Moura

FORMAÇÃO TÉCNICA:

7º Dan JKA World Federation

Instrutor A da JKA

Examinador B da JKA

Grau 3 da Cédula de Treinador de Desporto do IDPJ

Arbitro Internacional nível A: JKA-E, JKA-WF, EKF, ESKAI

O Sensei Pula iniciou a prática do karaté em 1972, no Hombu Dojo da ASKP, em Lisboa, sendo uma das grandes referências desta arte em Portugal. Actualmente tem a graduação de 7º Dan JKA, é Árbitro Nacional de Kumité e Kata da FNK-P e da Liga Portuguesa de Shotokan, instrutor A da JKA, Árbitro Internacional da European Shotokan Karaté Association (ESKA), Grau 3 da Cédula de Treinador de Desporto do IDPJ e Membro do Conselho Técnico da ASKP.

É uma pessoa de forte personalidade, profundo conhecedor de toda a matéria do karaté, excelente praticante e um dos melhores instrutores de todos os tempos. Com uma técnica apuradíssima, é notável a forma como cativa e entusiasma todos os que o rodeiam, incutindo uma energia imensa aos alunos. Graças à sua admirável força interior, tem contribuído no aperfeiçoamento técnico de todos os que o acompanham, dignificando o karaté em todos os locais em que lecciona.

Durante mais de trinta anos de prática, treinou com todos os grandes mestres mundiais e já percorreu "meio mundo" para competir, arbitrar, treinar e dar formação.

Criou uma reputação invejável em competição, devido à sua total entrega aos combates, revelando todo o seu potencial físico e mental.

Sagrou-se Campeão Nacional de Kumité e de Kata, subiu ao pódio em competições europeias e mundiais e venceu vários torneios em Portugal. É uma das referências nacionais na arbitragem, impondo uma dinâmica contagiante a todos os que assistem aos eventos por ele arbitrados.

Como instrutor, ministra as suas aulas de forma explícita e muito marcial, aliando sempre a componente física à mental. Enaltece o treino físico como forma de atingir um nível superior. Costuma dizer, "O Corpo é o Trampolim."

ACTUALMENTE:

Um dos responsáveis Técnicos da ASKP e da JKA - Portugal. Responsável Técnico - Ginásio Clube do Sul e do Torrense. Orientador técnico dos Estágios Regionais e Nacionais da ASKP: Ginásio Clube do Sul; Ponta Delgada; Covilhã; Marinha Grande.

Um dos responsáveis técnicos pelos exames de graduação regionais e nacionais da ASKP, até graduação de 1º Kyu. Responsável Técnico do 2º curso de Qualificação do grau F/E da JKA Portugal.

Nº 2 Conselho de arbitragem da JKA Portugal. Faz parte do conselho de arbitragem da ESKA e JKA. Arbitro A JKA nos campeonatos da JKA Europa e Mundial; arbitro internacional A nos Campeonatos da EKF e ESKA ;

Treinos anuais na JKA - Estágio da Primavera no Hombu DojoTóquio desde 2002.

ORGANIZAÇÕES:

Japan Karate Association World Federation (JKA WF);European Shotokan Karate Association (ESKA);European Karate Federation (EKF)