Câmara Municipal distingue Modeste Mendes com Medalha de Bons Serviços Municipais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ModesteMEsta medalha, em prata, é atribuída aos munícipes ou entidades que, no exercício das suas funções profissionais ou extraprofissionais, tenham contribuído pelos seus conhecimentos, interesse ou dedicação, para a melhoria e eficiência dos serviços prestados à população.

Modeste Mendes nasceu no dia 20 de fevereiro de 1993, na Guiné Bissau, veio viver para o Seixal ainda em criança, concelho onde continua a residir. É técnico de energias renováveis de nível 4, formação que completou na Escola Secundária Dr. José Afonso, bombeiro voluntário nos Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal desde 2014 e tripulante de ambulância e transporte. No entanto, é pela sua ligação ao xadrez que é mais conhecido e reconhecido entre a juventude. Experimentou a modalidade pela primeira vez aos 11 anos e desde então nunca mais parou.

O interesse começou no Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas e aos 14 anos já era atleta federado pelo Grupo Desportivo do Cavadas. A existência da Secção de Xadrez do Independente Futebol Clube Torrense deve-se em grande parte à paixão e iniciativa de Modeste. Foi ele que atraiu os 8 alunos da Escola Básica Nun’Alvares que deram início à secção, que hoje conta com meia centena de xadrezistas. Graças ao seu trabalho, como atleta e como professor, o IFCT tem alcançado excelentes resultados em diversas competições regionais e nacionais. Leva a paixão do xadrez a escolas do concelho e de Lisboa, onde ensina alunos de todas as idades.

No xadrez, Modeste Mendes é praticante premiado, professor credenciado, árbitro certificado e dirigente de méritos reconhecidos. A excelência do seu trabalho é reconhecida pela Federação Portuguesa de Xadrez que, em 2016, o distinguiu pelo trabalho realizado como treinador. É atualmente Vice-Presidente da Direção da Associação de Xadrez do Distrito de Setúbal.

Entregou a medalha a vereadora Elizabete Adrião, na cerimónia do 180º aniversário do Municipio do Seixal, dia 5 de novembro 2016.