Columbofilia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

icon_ifct_columbofilia
Secção fundada pelo sócio Leonel Rodrigues em 1973

Eduardo António Ferreira (Presidente do Conselho Fiscal e Presidente do Conselho Técnico): 914200838

Breve documentário acerca da Secção de Columbofilia do Independente Futebol Clube Torrense exibido na II Grande Gala do IFCT, em 23 de Feveriro de 2013, produzido pelos alunos do 2º ano do Curso Operador de Fotografia do 2º ano do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde.

sabia que!

..Alguns achados arqueológicos indicam a existência do pombo 6.500 anos A. C.

..O faraó Ramsés III deu a conhecer ao povo a sua subida ao trono através dos pombos-correio. No Egipto anunciava-se a subida das águas do Nilo através dos pombos-correio.

..No Império Persa, o correio aéreo baseado no serviço de mensagens através de pombos correio deu origem a um ramo da Administração Pública.

..O Rei Salomão utilizava exclusivamente pombos correio na transmissão das suas ordens aos governadores das províncias do seu vasto Império.

..As vitórias nos Jogos Olímpicos eram dadas a conhecer através dos pombos-correio.

..Os romanos, no período da ocupação da Gália, faziam chegar as noticias a Roma, por meio de uma série de pombais escalonados até àquela capital.

..Em 1288, no Cairo, eram empregados 1900 pombos-correio no serviço postal regular.

..O Sultão Nur-Eddin (séc. XII) criou um serviço postal por pombos-correio entre Bagdad e todas as cidades do seu Império.

..Joinville, nas "Crónicas" relata o relevante papel protagonizado pelos pombos-correio durante as Cruzadas à Terra Santa.

..Na Idade Média só aos senhores feudais e ao clero era autorizado a criação e detenção de pombos correio. Este "droit de colombier" apenas foi abolido com a Revolução Francesa, em 4 de Agosto de 1789.

..Em 1815, a primeira notícia recebida em Londres, a anunciar a derrota de Napoleão em Waterloo, foi transmitida por um pombo correio. Antes, porém, da chegada deste pombo mensageiro, já o Ministério da Guerra londrino recebera pelo telégrafo de Chappe, um telegrama incompleto que dizia "Wellington defeated ...", esta notícia causou o pânico na opinião pública e a bolsa entrou em queda livre. Rothschild, que utilizava regularmente os pombos correio nos seus negócios, tinha alguns deles na zona de combate: enquanto o Ministério carpia a "derrota", o banqueiro adquiriu na Bolsa, por valores irrisórios, todos os títulos e acções ali transaccionados.

..Cerca do ano de 1900, a empresa francesa Compagnie Général Transatlantique recebia noticias dos seus navios através de uma rede organizada de pombos correio (os pombos voavam distâncias superiores a 300 Km sobre o mar).

..Na Iª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do forte de Vaux e a história da heróica batalha de Verdun; A Alemanha reconhecendo o perigo, ordenou o extermínio dos pombos-correio nas regiões ocupadas.

..Na 2ª Guerra Mundial assistiu-se ao êxito das mensagens aladas sempre que as comunicações via rádio eram interceptadas ou perturbadas pelos adversários.

..Em 1948, o governo português concedeu o Estatuto de Utilidade Pública ao pombo correio.

..Na década de 50, na Argentina, cerca de 60.000 pombos ainda serviam como meio de comunicação postal.

..A Suíça desmobilizou os pombos correio já na década de 90.

..A columbofilia continua, em diversos países, como em Espanha ou Cuba, a depender do Ministério da Defesa.

..Agora que o Mundo parece encaminhar-se para uma paz duradoura e face ao aparecimento das novas tecnologias de comunicação, o pombo correio tem a sua verdadeira dimensão na área desportiva.

..A Federação Columbófila Internacional, sediada em Bruxelas, aglutina cerca de 60 países de todos os Continentes. Portugal ocupa um lugar de destaque nesta organização.

..A columbofilia é, em Portugal, o segundo desporto mais praticado (logo a seguir ao futebol).

..Cerca de 20.000 associados, 750 clubes e 14 Associações Distritais / Regionais dão corpo à estrutura columbófila nacional.

..A Federação tem registados cerca de 4.500.000 pombos-correio. Portugal é bi-campeão Olímpico em columbofilia.

..No triénio 1997-1999, Portugal organizou, com assinalável sucesso, três Campeonatos do Mundo, 3 Campeonatos Latino Americanos e um Campeonato da Europa.

..A alimentação destes atletas é especialmente concebida tendo em conta o seu dispêndio de energia e é composta por mais de 25 diferentes tipos de sementes, suplementos energéticos e vitaminicos.

..Grandes figuras do desporto português (José Torres, Bento, Chalana...) adoptaram a columbofilia como seu principal hobby.

..Eminentes cientistas como o Prof. Dr. Rodrigues Branco (medicina núclear) são columbófilos.

..O Dr. Mariano Palacios (ex-embaixador do México em Portugal e actual Ministro do Trabalho no seu país) é um grande columbófilo, teve instalado na residência oficial, em Lisboa, um pombal.